Premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares- OBMEP 2018
4 de setembro de 2019
Conhecer histórias, inspirar reflexões
18 de setembro de 2019
Premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares- OBMEP 2018
4 de setembro de 2019
Conhecer histórias, inspirar reflexões
18 de setembro de 2019

Projeto geometria molecular com o 1ºano E.M

O projeto desenvolvido com os alunos dos primeiros anos do Ensino Médio focou o aluno como protagonista no processo de aprendizagem, desenvolvendo certas habilidades e competências que os alunos atuais precisam ter, tais como: trabalho em equipe, colaboração, comunicação, autonomia, uso de tecnologias e resolução de problemas, com o uso dos aplicativos do Microsoft Office 365.

Depois de aprenderem os diferentes tipos de ligações químicas, ficou a dúvida sobre de que forma as ligações, os átomos e os elétrons estariam dispostos no espaço. Então, eles pesquisaram sobre o tema e prepararam uma aula invertida para a semana seguinte. Os próprios alunos se dividiram em grupos e determinaram o que cada participante iria fazer durante a preparação da aula invertida.

Após “ministrarem” as aulas, cada grupo elaborou apresentações utilizando o programa MICROSOFT POWER POINT, com o tema trabalhado. Os grupos prepararam uma apresentação em português e outra em inglês. Cada grupo apresentou seu trabalho e foi avaliado durante essa etapa. As apresentações foram bem criativas e diferentes, com o uso de muitos recursos do programa, incluindo animações feitas com o PAINT 3D.

Na etapa seguinte, os alunos produziram um vídeo em português e outro em inglês sobre uma molécula escolhida para cada grupo. Os vídeos foram muito criativos e bem elaborados.

Para facilitar ainda mais a aprendizagem do conceito de geometria molecular e polaridade de moléculas, os grupos participaram de uma atividade envolvendo alimentos, como salgados, doces e frutas, para montar estruturas de moléculas conhecidas e utilizadas em nosso dia a dia e nos vestibulares. Essa atividade também serviu como revisão para uma avaliação que seria realizada no final do projeto.

Os alunos obtiveram notas muito boas, demonstrando que o projeto ajudou no processo de aprendizagem dos conceitos trabalhados. A avaliação foi composta por 10 exercícios objetivos com diferentes dificuldades. Todas as etapas do projeto serviram como parte da avaliação trimestral dos alunos.

Profº Hermes Amorim

×