A fase da iniciação esportiva deve ter como prioridade o envolvimento das crianças em atividades esportivas de caráter lúdico, participativo, educacional e alegre, a fim de proporcionar o ensino das técnicas desportivas de uma forma prazerosa, estimulando a socialização, o desenvolvimento motor global, o equilíbrio emocional, a disciplina, o respeito e o pensamento tático.

Outrossim, quando uma criança pratica uma atividade esportiva, também exercita o poder de tomada de decisão - realização de uma ação como resposta aos problemas encontrados e com a intenção de se atingir uma meta - é tão importante para os desafios esportivos como para a nossa vida.

Estimular as qualidades físicas como: força, resistência, velocidade e flexibilidade é fator de saúde e de desenvolvimento corporal. Os exercícios físicos também contribuem com a saúde do cérebro, pois estimulam funções cognitivas, como a atenção, a memória e o raciocínio lógico, o que melhora o desempenho escolar.

Os benefícios da prática esportiva também podem ser demonstrados pelo alívio do estresse; melhora da socialização; conhecimento do próprio corpo; melhora da autoestima; melhora do desenvolvimento motor; cooperação e empatia.

O estilo de vida das crianças e dos jovens, atualmente adeptos da tecnologia, diminuiu o contato com estímulos físicos, sendo a escola um ambiente propício para proporcionar essas atividades.