Segurança e Cidadania Digital
15 de maio de 2019
Momentos escola e família
22 de maio de 2019
Segurança e Cidadania Digital
15 de maio de 2019
Momentos escola e família
22 de maio de 2019

Alunos da Escola Divina Providência de Jundiaí participarão de experiência na NASA, em viagem ao Kennedy Space Center, na Flórida

Um grupo de alunos da Escola Divina Providência, de Jundiaí, passará por uma experiência de cinco dias no porto espacial de lançamento de veículos espaciais da NASA, o Kennedy Space Center, na Flórida. O projeto International Journey proporcionará aos alunos participarem de oficinas, troca de experiências, e desafios junto com engenheiros e cientistas da NASA.

“Nossos alunos tiveram uma participação muito significativa no Science Days, em 2018 com trabalhos muito bem elaborados e apresentados. A partir dessa exposição, os organizadores do evento visitaram a escola e surgiu o convite para nossos alunos participarem dessa jornada”, afirma João Maurício Saraiva Ladeira, gerente de Marketing do colégio.

Os estudantes embarcarão para a Flórida no dia 19 de maio, acompanhados pela professora Aline Mendes Geraldi, que atualmente coordena os projetos de Iniciação Cientifica da instituição. “Todos os alunos que irão já fazem parte do projeto de iniciação científica da escola, muitos deles desde o sexto ano do fundamental. Então, são alunos que já possuem uma trajetória no campo da pesquisa e estão habituados a desenvolverem projetos em diversas áreas do conhecimento”, afirma a professora.

Expectativa e preparação para a viagem

A viagem tem gerado expectativa nos alunos do 9º ano do ensino fundamental: Eduardo Marchiori, David Bronholi Bandeira e Ana Olinda Leonel Ferreira; e nos alunos do ensino médio: Mateus José Pretti Tozoni, Pedro Victor Abreu, Thiago de Oliveira Castro, Guilherme Francesconi Benício, Larissa Adriani e Helena Frazão Hayashi.

A preparação começou em fevereiro, com encontros quinzenais em inglês com o grupo de viagem para troca de informações, estudos e realização de experimentos. Para o estudante Eduardo Marchiori, a viagem será a oportunidade de tirar dúvidas com especialistas “Quero voltar para o Brasil com informações que muitas vezes não conseguimos encontrar em qualquer lugar”, afirma. Sentimento que também é compartilhado com o colega David Bronholi “Será a oportunidade de trazer conhecimento e dividir com os colegas no dia a dia da escola”, completa.

“Espero trazer conhecimento na área da robótica e astronomia que não tenho atualmente, além da vivência da oportunidade de viajar com a escola para outro país”, completa Ana Olinda Ferreira.

Já para os alunos do Ensino Médio, a oportunidade será um marco que auxiliará na escolha profissional no futuro. “Como quero seguir a carreira na área da física, ser um pesquisador, essa oportunidade me ajudará a conhecer o campo que desejo trabalhar”, afirma Thiago de Oliveira Castro, do 2º ano.

Para alguns deles esse será o primeiro contato com o campo da astronomia, como Mateus José, Larissa e Helena. Já os alunos Pedro, Thiago e Guilherme, os estudos na área já fazem parte do dia a dia, com participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia.

Para todos, o sentimento que fica é a expectativa de estar em um outro país e trazer novos conhecimentos que possam agregar ao dia a dia da vida escolar e contribuir no campo de pesquisa científica no Brasil.

×