Momentos escola e família
22 de maio de 2019
Visita ao Museu Afro e Planetário
28 de maio de 2019
Momentos escola e família
22 de maio de 2019
Visita ao Museu Afro e Planetário
28 de maio de 2019

Parte do conteúdo de História e Geografia do 3º ano corresponde a uma pesquisa sobre a história da escola.

As diferentes fontes históricas já trabalhadas em sala e o protagonismo dos alunos na busca pelo conhecimento conduziram o 3º ano C a elaborar algumas questões que expressassem sua curiosidade a respeito da história da Escola Divina Providência as quais compuseram uma pesquisa sobre o passado desse estabelecimento de ensino que completa neste ano meio século de existência.

Alguns exemplos das curiosidades dos alunos sobre a Escola foram: a motivação que levou a fundadora a criar a Escola; a origem do nome Divina Providência; os professores que já passaram por essa instituição; o significado do logo; e a origem do evento Divina Noite.

Em duplas de trabalho, os alunos discutiram as hipóteses de respostas que teriam as perguntas, ou seja, foram respeitados o conhecimento prévio deles sobre o assunto e as hipóteses levantadas por eles para cada informação desconhecida.

Durante esse processo, os alunos descobriram que necessitariam de várias estratégias para compilar as informações necessárias. Perceberam que poderiam utilizar como fonte para consulta a agenda escolar, o anuário, fotos e documentos antigos. Mas não se limitaram apenas ao site da Escola nem a pesquisas via internet, perceberam a necessidade de relatos orais de funcionários e, então, decidiram solicitar uma entrevista com as Diretoras Maria Elizabeth e Maria Diva e com o Coordenador de Comunicação e Marketing, João Maurício, os quais, gentilmente, se predispuseram a contribuir e nos forneceram preciosas informações para a composição desse quadro histórico sobre a nossa escola.

Sem dúvida, foi uma experiência de ganha-ganha a todos os envolvidos. Concentrados, os alunos ouviram sobre uma história contada por quem a viveu, e foram respeitados em suas dúvidas e hipóteses e tiveram suas curiosidades atendidas. Os entrevistados, com esse contato com os alunos, também perceberam que estavam ajudando a escrever a história atual da Divina em um ano especial de celebração de seus 50 anos – momento de gostosa nostalgia em relembrar o passado construído. A professora Raquel, mediadora do processo, ficou muito feliz e orgulhosa em ter presenciado a aula acontecendo a partir dos próprios alunos e suas curiosidades.

Com certeza, esse momento deixou, na memória e no coração de cada um dos envolvidos nessa atividade, importantes marcas de um passado tão presente.

Por : professora Raquel Vidulin Biasotto

×