Visita ao Projeto Âncora

Os professores da Escola Divina Providência são eternos aprendizes! Além de construírem conhecimentos diariamente em parceria com os nossos estudantes, investem muito de seu tempo em sua formação profissional contínua. Neste mês, foi o momento de conhecer uma das escolas mais inovadoras do país, o Projeto Âncora, localizado em Cotia – SP.

Em nossos encontros de formação, discutimos sempre os caminhos para a autonomia dos estudantes ao longo do processo de construção do conhecimento, e a visita a essa instituição de ensino representou uma valiosa reflexão para alcançarmos a nossa meta.

O Projeto Âncora é uma escola com uma inovadora filosofia educacional, inspirada na Escola da Ponte de Portugal, implantando um modelo organizacional de gestão democrática e uma reorganização das estruturas educativas tradicionais. Os principais objetivos da escola são o desenvolvimento social e a aprendizagem escolar básica, contribuindo com a construção de cidadãos conscientes de suas capacidades para coletivamente formar uma sociedade justa, equilibrada e sustentável, a partir de uma prática educacional acolhedora e participativa na construção de Comunidades de Aprendizagem.

Muitas das experiências vividas durante a visita servirão de inspiração aos nossos próximos projetos e práticas educacionais, sempre com foco na formação plena dos estudantes e nas práticas humanizadoras que devem permear nossas atividades diárias.

Para saber mais sobre o Projeto Âncora e para contribuir com a sua manutenção acesse: https://www.projetoancora.org.br/.

Bookmark the permalink.
Divina Acontece