Projeto Virtudes

O Projeto Virtudes foi implementado para corroborar com o Projeto da Instituição e os princípios dela de zelar pela educação no sentido amplo: acadêmico, cultural, lúdico, interpessoal, e, principalmente, humano.

Devido à desestruturação familiar, carência de afeto e atenção, falta de justiça e honestidade no cenário do país e diante, principalmente, da ausência de referenciais de caráter humano, as salas de aula da atualidade carregam as marcas da mudança da humanidade. Antes elas amparavam apenas o bê-á-bá, a transferência de conhecimentos, hoje, ensinam valores, conceitos e são grandes responsáveis pelo sucesso escolar e profissional dos que passam por ela. Assim, partindo do pressuposto de que as virtudes são qualidades humanas e imprimem caráter no ser humano, não há como negar que desenvolvê-las é primordial para a efetuação da independência e autonomia, fazendo com que as crianças tenham o dom de si e exerçam sua liberdade. Segundo Santo Agostinho “liberdade só é liberdade quando te possibilita fazer o bem”, por isso, as crianças só usufruirão de sua liberdade através do desenvolvimento de virtudes.

Em suma, o projeto foi desenvolvido para amenizar o “distanciamento” afetivo do eu com o mundo, para resgatar as virtudes (justiça, esperança, caridade, honestidade, retidão, docilidade, fortaleza, prudência), além de estimular e despertar em todos os envolvidos a consciência do seu papel de cidadão, da sua responsabilidade humana e social, desde a mais tenra idade, tendo como meta principal o aprender a respeitar, escutar o outro, aprender a ser solidário, desenvolver-se como pessoa humana (conscientes de seus direitos e deveres) e fazer possível o desenvolvimento harmonioso de todas as qualidades do ser humano, para viver melhor em sociedade.

No dia 29 de novembro, os alunos do 4ºC e D fizeram o encerramento do Projeto Virtudes 2017, na disciplina de Língua Portuguesa, e contaram com a presença dos pais, que relataram como as VIRTUDES foram importantes em suas vidas.

A parceria entre família-escola promove uma melhora na performance do aluno, ajuda na redução de conflitos, favorece o diálogo aberto e colaborativo, aumenta as habilidades sociais e transforma a escola em um espaço “vivo”.

Mais uma vez agradecemos a presença enriquecedora dos pais no encerramento do Projeto. Foi uma honra recebê-los! Certos de que a nossa parceria contribuirá significativamente para uma Educação de sucesso, com sucesso e para o sucesso!

Profª. Daniela Botti

 

Bookmark the permalink.
Divina Acontece