Projeto Interdisciplinar – visita Janaína

No mês de agosto demos continuidade às rodas de conversa do Projeto Interdisciplinar e recebemos a visita da Janaína Franz, moradora de Jundiaí e portadora de necessidades especiais devido a uma doença degenerativa específica do sistema nervoso, do grupo das ataxias. Janaína nos contou inúmeras experiências de vida, inclusive vividas fora do país, como na Alemanha, na qual residiu sozinha por certo período de tempo.

Os estudantes do 9º ano interagiram com a convidada, realizando suas perguntas e debatendo temas importantes que permeiam o nosso projeto, como respeito, acessibilidade, preconceito e estereótipos. Estereótipos que ocorrem, inclusive, entre os deficientes físicos, em que a única forma de superação valorizada entre eles é o esporte, sendo que outras pessoas, assim como Janaína, valorizam-se e destacam-se em outras áreas da sociedade, como no sucesso intelectual e profissional.

Os estudantes puderam concluir que os deficientes vencem lutas diárias contra barreiras físicas da falta de infraestrutura nas ruas e locais públicos, além das barreiras sociais, muito mais complexas, como a falta de respeito, a falta de liberdade e a ausência da valorização como agentes transformadores da sociedade.

Bookmark the permalink.
Divina Acontece