Divina Mostra FII – 2017

A Divina Mostra 2017, tão esperado evento do Ensino Fundamental II, ocorreu no dia 28 de outubro, das 9h às 13h.

O evento reuniu alunos de 6º a 9º anos com a exposição de 63 trabalhos científicos, culturais e da área de ciências humanas. A temática da Mostra foram Práticas Humanizadoras, que tiveram como escopo o desenvolvimento da empatia nos nossos estudantes e apresentação de trabalhos cujo tema principal foi o ser humano.

Os estudantes dos 6ºs anos desenvolveram, ao longo do ano de 2017, pesquisas sobre a seguinte questão: “Quais são as inúmeras situações que o espaço urbano proporciona aos moradores de Jundiaí?” Foram desenvolvidas investigações, com as quais os estudantes buscaram, através do passado, presente e futuro, a compreensão dos diferentes aspectos que envolvem a ocupação da cidade de Jundiaí.

Os estudantes dos 7º anos desenvolveram uma investigação sobre cosmovisões, crenças, tradições e valores presentes na construção de paradigmas do mundo, e sobre as práticas cotidianas no que tange ao processo histórico das religiões. Ao longo do ano, os alunos pesquisaram as várias religiões, a tolerância e a humanização em relação ao outro, a si mesmo e sobre a realidade que os cercam com o intuito de despertar uma percepção coletiva e transformadora do mundo que habitamos.

Os estudantes dos 8º anos investigaram sobre: “As Múltiplas Inteligências e a Humanização da Sala de Aula”. O objetivo principal dessa pesquisa foi desenvolver um olhar mais humanizado no ambiente escolar e também fora dele, a partir da percepção de que cada sujeito tem características únicas, e na crença de que cada ser humano tem inteligências únicas.

Os estudantes dos 9º anos investigaram o tema: “O estereótipo nosso de cada dia”, nas mais diversas áreas sociais, para sustentar a hipótese de que há uma relação imediata entre estereótipo e preconceito. Foi constatada que há conexão de como e onde ocultamos nossas estereotipadas atitudes no cotidiano, para, assim, nos questionarmos se refletimos sobre essa tendência e se assumimos esse comportamento como uma marca identitária da sociedade contemporânea. Esse trabalho desenvolvido ao longo do ano desencadeou consistentes debates e profundas reflexões e ações sobre quem somos e como agimos em relação ao outro.

A Divina Mostra trouxe profundas e incontáveis reflexões sobre a ação e a participação do homem no mundo, inclusive com os vários trabalhos científicos, com os quais foi possível perceber como podemos agir sobre o meio em que vivemos com soluções propostas por nossos estudantes.

Parabéns a toda equipe Divina e aos nossos queridos alunos pela belíssima construção de conhecimento realizada na Divina Mostra FII – 2017.

Bookmark the permalink.
Divina Acontece